Home Trabalhe Conosco

EXAMES » PETSCAN-CT

A tomografia por emissão de pósitrons, mais conhecida pela abreviação em inglês PETscan, consiste em uma técnica de injeção de um traçador radioativo com características próprias e, posteriormente, aquisição das imagens. O principal traçador disponível no Brasil é o Fluor-deoxi-glicose (FDG-18F), que é um análogo de glicose.
O diferencial desse método é a associação de um tomógrafo computadorizado ao exame de medicina nuclear, o que permite a localização exata da região ou órgão que apresenta alterações na captação do radionuclídeo.
A tecnologia PETscan/CT é um dos mais precisos métodos diagnósticos conhecidos hoje para detecção de câncer, doenças do coração e problemas neurológicos.
Ao ser injetado no organismo do paciente, o FDG-18F permite mapear o consumo de glicose em cada uma das partes. Como as células atingidas pelo câncer tendem a um consumo muito maior de glicose que as normais, ele logo permitirá a identificação dos focos. Também é possível avaliar melhor se tratamentos quimioterápicos ou cirúrgicos deram resultados, identificando se a atividade cancerígena desapareceu ou diminuiu com o tratamento.
Não há um momento ideal para solicitar o PETscan/CT. O médico deve decidir o momento certo de acordo com a história clínica do paciente. Não existem reações adversas atribuídas ao uso do FDG-18F. Apenas a paciente gestante se encontra em uma condição de contra-indicação relativa, devendo ser analisado o custo benefício.

EXAMES:

    PETSCAN/CT Oncológico
    PETSCAN/CT Cardiológico – Viabilidade Miocárdica
    PETSCAN/CT Neurológico

Todos os direitos reservados a Mednuclear - Tomografia Computadorizada - Cintilografias - PETSCAN/CT
Ano 2024